Pular para o conteúdo principal

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra


1.  



Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados.

a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia.
b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).
  
2.   A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Capitalismo, com os consequentes conflitos de interesses.

a) Cite duas condições existentes na Rússia czarista que contribuíram para a eclosão da Revolução de 1917.
b) O que eram os 'soviets' e qual o seu papel no processo revolucionário?
  
3.   O historiador Pierre Vilar, referindo-se ao fenômeno do Nacionalismo - um dos mais importantes temas do mundo contemporâneo - afirmou:

"(...) toda consciência de comunidade implica a consciência de um 'lado de dentro' e de 'um lado de fora', de um 'nós' e de um 'eles'; (...) E imediatamente, a desconfiança dos grupos vizinhos chega à superfície, podendo variar do desdém ao ciúme, do escárnio à briga, e se completar com momentos de auge, como "fêtes", demonstrações ou competições. Em que momento, com que amplitude, com que grau de intensidade e permanência, com que mínimo de vontade política uma psicologia de comunidade manifesta apreço a uma entidade que pode ser chamada de nação? Este é o problema do historiador, pois o fenômeno realmente existe e, perante nossos olhos, tem desempenhado um papel inestimável. É impossível lhe atribuir um juízo de valor, uma vez que foi sempre positivo e negativo, revolucionário e conservador, cheio de ações admiráveis e de horrores sangrentos."

Considerando o fragmento acima e sabendo que o Nacionalismo adotou formas diversas na América e na Europa:

a) Estabeleça, no caso do México, a relação entre a questão agrária e a Revolução Mexicana do século XIX.

b) Comente a expressão "socialismo num só país" utilizada para definir a política da URSS no período stalinista.
  
4.   A guerra Russo-Japonesa (1904-1905), decorrente das ambições imperialistas tanto russas quanto japonesas sobre a Coréia e a Manchúria, terminou com uma vitória arrasadora dos japoneses, a ponto de um cronista da época haver registrado que: "Os soldados russos morriam como gafanhotos atravessando um rio".

Considerando-se os acontecimentos históricos posteriores, essa guerra teve duas consequências importantes, uma para o Japão e outra para a Rússia. Descreva-as.
  
5.   Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?
  
6.   Imediatamente após a sua ascensão ao poder, Lênin disse:

"Este governo declara solenemente sua disposição de concluir imediatamente a paz (...) igualmente justa para todas as nações e nacionalidades, sem exceção."

Em março de 1918 foi assinado o armistício de Brest Litovsk e os soviéticos saíram da Primeira Guerra.

a) Justifique por que a assinatura do armistício de Brest Litovsk foi um ato coerente com a política externa do governo bolchevista.
b) Por que a Alemanha tinha interesse em concluir a paz com os soviéticos?
  
7.   No processo de implantação do socialismo na URSS houve dois momentos distintos, tomando-se o ano de 1928 como referência. No primeiro, por iniciativa de Lênin, foram toleradas algumas práticas capitalistas. No segundo, a partir de 1928, tiveram início os Planos Quinquenais e a era estalinista.
a) Qual a denominação do programa leninista que facultou a restauração de algumas práticas capitalistas?
b) Discorra sobre duas prioridades do primeiro Plano Quinquenal (1928-1933).
  
8.   O que foi a NEP ( Nova Política Econômica), implantada por Lênin?
  
9.   No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
  
10.   Em 1924, após a morte de Lenin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram: para Trotsky, tratava-se de defender a revolução permanente; para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país. Stalin venceu essa disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos.

A partir da leitura do texto:
a) transcreva o trecho que explica a divergência entre Trotsky e Stalin.
b) explique por que o stalinismo precisou varrer a imagem de Trotsky da história soviética.
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 a) A Sérvia, reino independente de origem eslava, pretendia constituir um grande Estado eslavo na região dos Bálcãs. Com o propósito de construir a Grande Sérvia, apoiados no pan-eslavismo russo, os sérvios  iniciam as lutas nacionais pela independência dos demais povos eslavos que se encontravam sob o domínio do império Austro-Húngaro. Temendo a desestabilização de seu controle nos Bálcãs, a Áustria-Hungria passou a considerar a Sérvia como sua inimiga potencial, preparando-se para um eventual confronto bélico.

b) As determinações do Tratado de Frankfurt ao término da Guerra Franco-Prussiana impondo a perda dos territórios da Alsácia e Lorena pela França que deu origem ao revanchismo francês e o aumento das tensões entre as potências acirradas pelas disputas imperialistas dos dois países, principalmente no norte da África, são razões para a existência de planos estratágicos de ocupação para ambos os lados.  Não podemos esquecer que o nacionalismo teve importante papel no acirramento dos ânimos. Entre eles podemos destacar: Pan-eslavismo (liderança russa), Revanchismo francês (Rússia) e Pan-germanismo (Alemanha)

Resposta da questão 2:
 a) A frágil economia russa estruturada no campo em moldes semi-feudais e nas áreas urbanas por uma indústria atrasada tecnologicamente e dependente do capital estrangeiro, fora abalada ainda mais pela derrota russa em 1905 na Guerra Russo-Japonesa e pela entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
        No campo político, a insatisfação em relação ao czarismo, evidenciava-se nos protestos de 1905, conhecidos como "Ensaio Geral" e na organização de partidos políticos  como o Partido Kadet formado pela burguesia liberal defensora da Monarquia Constitucional e o Partido Operário Social-Democrata, dividido nas facções Bolchevique (maioria), defensora da revolução socialista a patir da instalação da ditadura proletária e Menchevique (minoria) favorável à implantação do socialismo, mas a partir de reformas políticas pela via democrática.

b) Os soviets eram comitês de trabalhadores espalhados por diversas regiões da Rússia, que sob a liderança dos bolcheviques, foram fundamentais na organização da Revolução.  

Resposta da questão 3:
 a) A Revolução Mexicana foi resultado da luta contra a ditadura de Porfírio Diaz, cujo modelo de desenvolvimento fundamentava-se no domínio do capital estrangeiro. A força política do nacionalismo no México expressou-se pela luta camponesa em defesa da reforma agrária e de um desenvolvimento econômico em bases nacionais. Zapata e Villa tornaram-se símbolos do nacionalismo mexicano.

b) A expressão "socialismo num só país" significou a vitória da tendência nacionalista, liderada por Stalin, segundo a qual a revolução só se manteria com o isolamento da URSS, contrariando a ideia da "Revolução Permanente", defendida por Leon Trotsky, que expressava os ideais do socialismo internacionalista.  

Resposta da questão 4:
 Para o Japão o controle da Manchúria, do sul da ilha de Sacalina e Guangdong, concretizava parte do expansionismo imperialista no Extremo Oriente.
Na Rússia tiveram início manifestações contra o regime czarista conhecidas como "Ensaio Geral" para a revolução Bolchevique de 1917.  

Resposta da questão 5:
 As derrotas sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial provocaram a crise do czarismo e a derrubada do Estado liberal que o substituiu, favorecendo a ascensão dos bolcheviques (socialistas revolucionários) que tomaram o poder em outubro de 1917, implantando o Estado socialista.  

Resposta da questão 6:
 a) Pois eles haviam prometido a saída da I Guerra assim que assumissem.
b) Para acabar com a guerra em duas frentes e assim concentrar seus exércitos na frente ocidental.  

Resposta da questão 7:
 a) Nova Política Econômica
b) Indústria pesada e a coletivização da agricultura.  

Resposta da questão 8:
 Um conjunto de medidas capitalistas para recuperar a economia russa, como a entrada de capitais estrangeiros na forma de empréstimos ou investimentos, o funcionamento de pequenas empresas privadas e a permissão aos camponeses de comercializarem os excedentes.  

Resposta da questão 9:
 A política de blocos militares antagônicos (Tríplice Aliança e Entente) e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.  

Resposta da questão 10:
 a) "Para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país..."
b) Trotsky defendia a revolução permanente e via em Stalin um modelo de estado fixo, não dinâmico. 



 Observações acerca do vídeo: 
Observação 1 " a principal região onde a Rússia vai promover o seu pan-eslavismo será a Sérvia" 

O mais correto seria balcãs e não Sérvia. A sérvia não era uma região e sim um estado que, seguindo o projeto russo, objetivava unificar a região formando a "grande Sérvia"

Observação 2: Com a saída da Itália a tríplice aliança deixou de existir, pois eram tratados assinados entre os três Estados. A partir desse momento diversos outros Estados entrariam, tais como, Império Turco.

Observação 3: NEP não é "Nova economia política" e sim " Nova política econômica", não parece mas a posição do adjetivo altera a semântica. É que a sigla está em inglês e o professor do Video seguiu a lógica do Portugues. NEP (new economic policy)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.