Pular para o conteúdo principal

PUC RJ - 2013 - Questões discursivas com gabarito comentado


1. (Pucrj 2013)  Apesar da duplicação da quilometragem de ciclovias construídas na cidade do Rio de Janeiro em dois anos, as bicicletas ainda são um meio de locomoção pouco utilizado pelo carioca, a não ser em algumas áreas destinadas ao lazer, como parques e praias.



a) Comente UM FATOR que reduz a eficácia do uso da bicicleta como meio de transporte em ambientes metropolitanos como o Rio de Janeiro.
b) Explique de que forma a bicicleta pode ser um importante meio de mobilidade na cidade do Rio de Janeiro, a partir do conceito de intermodalidade da rede de transporte.


Resposta:

     As áreas metropolitanas brasileiras, cuja formação gerou um espaço desordenado, apresentam inúmeras limitações ao transporte cicloviário, como: a inexistência ou insuficiência de ciclovias; a falta de trajetos integrados a outras modalidades de transporte; as grandes distâncias a serem percorridas; a cultura e a preferência do transporte automotor em detrimento dos transportes alternativos; a ausência de políticas que estimulem a consciência do transito como espaço público, e não individual; o grau de periculosidade do fluxo do transporte e da violência urbana.
     A intermodalidade concebe a integração de diferentes modais na mobilidade, e, nesse caso, a implantação de ciclovias integrando bairros, zonas comerciais ou turísticas e subcentros, até as unidades de transporte coletivo, reduziria o número de automóveis e motocicletas, reduzindo o fluxo e os congestionamentos, otimizando a mobilidade na cidade.
      
      
      
  
2. (Pucrj 2013)  O Arco Metropolitano é uma das obras de infraestrutura de transportes mais impactantes que o Rio de Janeiro vem recebendo nos últimos anos.



A partir da consolidação desse eixo de circulação nos próximos anos:
a) indique DUAS transformações econômicas que afetarão os municípios da região metropolitana.
b) explique UMA mudança na mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro.


Resposta:

a) O Arco Metropolitano é uma rodovia cujo traçado liga as principais rodovias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (BR-040, BR-116, BR-465 e BR-101), do município de Itaboraí até o Porto de Itaguaí. A implantação do Arco Metropolitano resultará em benefícios, como a redução dos custos dos transportes e a dinamização da logística da produção, que, por sua vez, resultará em atração de investimentos de grandes empresas, como a Petrobras, a CSN e a Gerdau, na instalação de terminais portuários em Itaguaí e na implantação ou modernização de unidades de produção. A alavancagem de investimentos feita pelo Arco Metropolitano, por sua vez, elevará a arrecadação tributária dos municípios, além de gerar mais empregos.
b) O Arco Metropolitano foi projetado para desviar o tráfego dos veículos comerciais de longa distância, aliviando os principais corredores metropolitanos, tais como a Ponte Rio-Niterói, a BR-101 e a Avenida Brasil, eliminando os gargalos de mobilidade da cidade.



  
3. (Pucrj 2013)  Observe a charge e o trecho a seguir e responda ao que se pede.



A charge foi realizada a partir da frase da Presidenta Dilma Roussef, que assim se expressou, no dia 12 de julho de 2012, na IXª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente. “Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz pelas suas crianças e seus adolescentes. Não é o Produto Interno Bruto (PIB), é a capacidade do país, do governo e da sociedade, de proteger o que é o seu presente e o seu futuro, que são suas crianças e seus adolescentes”, afirmou a presidenta arrancando muitos aplausos da plateia formada majoritariamente por adolescentes. (...)

Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2012.

a) Indique DOIS FATORES que limitam o PIB para caracterizar a melhoria da qualidade de vida de um país.
b) Interprete a charge sob a perspectiva do acesso universal dos jovens brasileiros aos serviços essenciais.


Resposta:

     O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país em um determinado período de tempo. Por ser um indicador utilizado para mensurar a atividade econômica, o PIB é um indicador de crescimento econômico, mas não de desenvolvimento, haja vista: não incluir dados como distribuição de renda, investimentos em educação e saúde; não mede a renda pessoal, portanto o aumento do PIB não significa redução da pobreza; exclui atividades que ocorrem fora do mercado, como trabalho voluntário e produção para fins próprios; ignora os fatores de externalidades, como o impacto ambiental gerado pelas atividades.
     A análise da figura remete ao conceito de subdesenvolvimento que caracteriza o Brasil, haja vista que, embora nas últimas décadas o país tenha alçado notáveis resultados quanto ao crescimento econômico, tal fato não alavancou mudanças na estrutura social, postergando posições medíocres nas estatísticas e medições de desenvolvimento humano, como o IDH, o Índice de Gini e o IPH.
      
      
      
  
4. (Pucrj 2013)  Leia o poema e responda ao que se pede.

Poema apanhado pelo tempo

Era para eu fazer um poema ao clima,
com boa métrica,
com boa rima,
mas, infelizmente,
não fui a tempo!

Este tempo faz calor quando não deve,
chove e faz frio quando não devia,
não tem rima certa,
para poemas não serve
nem para fazer poesia,
porque o clima foi apanhado pelo tempo,
que também apanhou o poeta,
que fez esta poesia incerta!

Adaptado de Silvino Figueiredo. Gondomar (Portugal), fevereiro de 2011.

Entendendo-se que a Climatologia é um ramo da Geografia que estuda os climas da Terra:
a) diferencie TEMPO ATMOSFÉRICO e CLIMA.
b) indique UM FATOR e UM ELEMENTO do clima.


Resposta:

     Tempo é a variação momentânea dos elementos do clima, ao passo que clima é a sucessão habitual dos tipos de tempo.
     Elementos do clima são basicamente o que o compõe, como: temperatura, pressão atmosférica, umidade, ventos, precipitações. Fatores do clima são as variáveis que fazem os elementos sofrer variações, como: massas de ar, altitude, latitude, efeito maritimidade e continentalidade, entre outros.
      
      
      
  
5. (Pucrj 2013) 


A charge indica que as referências culturais
a) distanciam as mulheres da discussão sobre o matriarcado.   
b) precisam ser consideradas nas análises socioespaciais.   
c) impedem a reflexão sobre os direitos civis no mundo árabe.   
d) limitam as expressões individualistas na sociedade ocidental.   
e) mostram como se comportam as mulheres nas sociedades de consumo.   


Resposta:

[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a análise da charge indica que as referências culturais são concepções criadas no contexto histórico-espacial dos territórios. Estão incorretas as alternativas: [A] e [C], porque o tema da charge aborda as distintas concepções culturais, e não a questão do matriarcado ou dos direitos civis; [D], porque a charge não está abordando a limitação do individualismo; [E], porque a charge representa o comportamento das mulheres sob o ponto de vista histórico-cultural, e não sob o ponto de vista do consumo.



  
6. (Pucrj 2013)  Dos movimentos ligados às lutas sociais na América Latina, um deles se projetou na América do Sul, a partir dos anos de 1980, quando passou a cunhar discursos libertadores, nacionalistas e emancipatórios na região, originados nos ideais liberais e anti-imperialistas do início do século XIX.
Tal movimento vem se espalhando, na atualidade, nos países sul-americanos, consolidando-se como uma importante força geopolítica continental chamada:
a) Maoísmo.   
b) Castrismo.    
c) Laoísmo.   
d) Senderismo.   
e) Bolivarianismo.   


Resposta:

[E]

Como mencionado corretamente na alternativa [E], o Bolivarianismo, ou “Movimento Bolivariano Revolucionário 200” (MBR-200), é um movimento criado na Venezuela em 1982 por Hugo Chávez. O nome é uma alusão aos duzentos anos do nascimento de Simón Bolívar e baseia-se em uma ideologia de esquerda, referenciando a justiça social, a união dos países latino-americanos e o repúdio à ingerência estrangeira. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o Maoísmo refere-se ao conjunto de ideias político-econômicas defendidas por Mao-Tsé-Tung, na China Comunista; [B], porque o Castrismo é a designação da teoria política implantada por Fidel Castro em Cuba; [C], porque o Laoísmo é uma referência religiosa; [D], porque o Senderismo é uma referência ao Sendero Luminoso, grupo guerrilheiro atuante no Peru.



  
7. (Pucrj 2013)  Durante o período imperial brasileiro, instaurou-se uma ordem política caracterizada pelo centralismo e unitarismo. Houve, contudo, manifestações de contestação a essa ordem, destacando-se aquelas que possuíam caráter separatista e a defesa de propostas de maior autonomia para as províncias.
Assinale a opção que identifica corretamente duas dessas revoltas.
a) Revolta dos Malês e Cabanagem   
b) Guerra dos Farrapos e Revolução Praieira   
c) Balaiada e Revolta do Vintém   
d) Sabinada e Revolta do Quebra-Quilos   
e) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina   


Resposta:

[B]

A Farroupilha teve caráter separatista e inspiração republicana. A Praieira enfatizou a autonomia provincial para Pernambuco.
[A] Revolta dos Malês e Cabanagem tiveram forte cunho social, e não possuíam caráter separatista.
[C] A Revolta do Vintém foi expressão de descontentamento de grupos urbanos no Rio de Janeiro.
[D] A revolta do Quebra Quilos foi ação contra a carestia e a modernização do sistema de pesos e medidas.
[E] As Revoltas da Chibata e da Vacina ocorridas na cidade do Rio de Janeiro não se relacionaram com as perspectivas separatistas; foram revoltas sociais e ocorreram durante o período republicano.



  
8. (Pucrj 2013)  O escândalo é um fenômeno produzido por ações que envolvem transgressões de códigos morais levadas ao domínio público, provocando reações que podem afetar a reputação de pessoas ou instituições. Na esfera política, em geral os escândalos estão associados à corrupção e ao suborno e constituem materiais explorados pela imprensa. No Brasil, neste ano de 2012, o Supremo Tribunal Federal julgou o escândalo do “Esquema de compra de votos de parlamentares”, conhecido por “Mensalão”, denunciado durante o governo do presidente Lula.
Anteriormente, os dois maiores escândalos políticos da história republicana brasileira haviam acontecido no segundo governo Vargas (1951-1954) e no governo Collor (1990-1992). Ambas as situações suscitaram crises políticas que afetaram os governantes.

Caracterize a crise política (seus motivos e efeitos) em cada um destes momentos:
a) Segundo Governo Vargas
b) Governo Collor


Resposta:

a) Segundo Governo Vargas – Desde 1953, o governo Vargas vinha sendo alvo de uma série de críticas da oposição política: a denúncia do favorecimento do governo nos empréstimos ao jornal Última Hora; o Manifesto dos coronéis, em fevereiro de 1954, criticando a política econômica e trabalhista do governo; a revelação de uma suposta ação conjunta entre Vargas e Perón para a formação de uma república sindicalista no Brasil, em oposição à liderança dos EUA.
Com a concessão do aumento de 100% no salário mínimo, a oposição, liderada por Carlos Lacerda, da UDN, propõe o impeachment do presidente. Embora rejeitado no Congresso, a campanha antigetulista continuou. O atentado contra Carlos Lacerda, na rua Tonelero, em Copacabana, em que morre o major Rubem Vaz coloca Vargas contra a parede. Descobre-se que as ordens para o atentado tinham partido do chefe da guarda pessoal de Vargas, Gregório Fortunato. A imprensa denuncia o “mar de lama”, e militares pedem a renúncia ou a deposição do presidente.
O desfecho da crise foi o suicídio de Vargas em 24 de agosto de 1954.
b) Governo Collor – O escândalo político começou com a denúncia feita pelo irmão do presidente, no início de 1992, Pedro Collor, que acusava o tesoureiro da campanha presidencial, o empresário Paulo César Farias, de articular um esquema de corrupção de tráfico de influência, loteamento de cargos públicos e cobrança de propina dentro do governo.
Este esquema teria como beneficiários integrantes do alto escalão do governo e o próprio presidente. No mês seguinte, o Congresso Nacional instalou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso.
Em agosto, durante os trabalhos da CPI, a população brasileira começou a sair às ruas para pedir o impeachment. Com cada vez mais adeptos, os protestos tiveram como protagonista a juventude, que pintava no rosto "Fora Collor", com um “L” verde e o outro amarelo, e "Impeachment Já" - foi o movimento dos "caras-pintadas".
No congresso Nacional foi aberto o processo de impeachment, levando o presidente Fernando Collor a renunciar ao cargo. Ainda assim, teve seus direitos políticos cassados por oito anos, até 2000.



  
9. (Pucrj 2013)  Brasil pandeiro (Assis Valente – 1940)

Chegou a hora dessa/ gente bronzeada/ mostrar seu valor!
Eu fui à Penha/ E pedi à padroeira/ Pra me ajudar
Salve o morro do Vintém/ Pindura-Saia
eu quero ver/ eu quero ver/ eu quero ver
O Tio Sam tocar pandeiro/ Para o mundo sambar
O Tio Sam está querendo/ conhecer a nossa batucada
anda dizendo/ que o molho da baiana/ melhorou seu prato
Vai entrar no cuscuz/ acarajé e abará
Na Casa Branca/ já dançou a batucada/ com Ioiô e Iaiá

Brasil esquentai/ vossos pandeiros/ Iluminai os terreiros/ Que nós queremos sambar!
Há quem sambe diferente/ Outras terras, outras gentes/ Num batuque de matar
A batucada/ reúne nossos valores/ Pastorinhas e cantores/ Expressões que não têm par
Brasil esquentai/ vossos pandeiros/ Iluminai os terreiros/ Que nós queremos sambar!

O samba de Assis Valente foi elaborado no contexto de aproximação de relações diplomáticas, políticas e econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Sobre as relações entre os dois países, neste contexto, NÃO É CORRETO afirmar:
a) que houve intenso intercâmbio cultural, gerando a criação nos Estados Unidos de um Escritório para Assuntos Interamericanos, chefiado por Nelson Rockfeller.   
b) que, com a exportação de filmes produzidos em Hollywood, foi usual a visita de artistas e cineastas norte-americanos ao Brasil, como, por exemplo, Walt Disney.   
c) que um dos efeitos da aproximação foi a imediata adesão ao liberalismo político, por parte do Governo Vargas, a partir de 1940, decretando o fim da ditadura estadonovista.   
d) que o Brasil participou dos esforços de guerra, aliado aos Estados Unidos, chegando a enviar tropas para o cenário de guerra europeu.   
e) que o governo norte-americano realizou empréstimos vultuosos para a construção de uma usina siderúrgica no Brasil.   


Resposta:

[C]

A alternativa [C] está incorreta, pois não houve adesão imediata ao liberalismo. A ditadura do Estado Novo acabou em 1945. O governo responsável por esta adesão foi o seguinte ao Estado Novo, ou seja, o governo de Eurico Gaspar Dutra.



  
10. (Pucrj 2013)  A Guerra Fria é a denominação de um período histórico das relações internacionais sobre o qual é CORRETO afirmar que:
a) conflitos regionais ocorreram em todos os continentes provocados, fundamentalmente, pelo choque cultural entre ocidente e oriente.   
b) as grandes potências globais procuraram “esfriar” suas disputas através da criação de instituições de negociação internacional como, por exemplo, a ONU.   
c) refere-se às disputas estratégicas e aos conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética.   
d) foi um período de grande instabilidade nas relações políticas entre as nações, devido à competição por posições estratégicas globais entre um grande número de países.   
e) a tensão internacional tornou-se “fria” e sem conflitos regionais, pois foi limitada a disputas por mercados entre o modelo capitalista e o socialista.   


Resposta:

[C]

A ideia de choque cultural entre oriente e ocidente é uma formulação posterior a Guerra Fria. O fortalecimento da ONU, a multipolaridade e a redução dos conflitos regionais não são características do período. Assim sendo, as disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética definem com clareza as expectativas políticas da Guerra Fria.

Links para questões de outras disciplinas:





Bons estudos!!

Professor Arão Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.