Pular para o conteúdo principal

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - uerj


Grupo de estudo para a Específica da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/

1. (Pucrj 2013)  As discussões em torno do Desenvolvimento Sustentável foram as tônicas nos eventos Rio 92 e Rio+20. Todavia, o estabelecimento de agendas sustentáveis em parte dos países e regiões do mundo ainda é muito complicado.




a) Indique DUAS condições geopolíticas ocorridas no planeta, entre 1990 e 2012, que afetaram o controle da poluição ambiental na atualidade.
b) Explique a charge acima com base em DUAS causas de aceleração do Efeito Estufa no planeta.
  
2. (Uerj 2013) 



Os Estados Unidos se caracterizam pela presença de diferentes grupos étnicos em sua população. Alguns desses grupos encontram-se concentrados em determinadas áreas do território.
Identifique o grupo étnico majoritário, respectivamente, nas áreas B e C. Em seguida, justifique a maior concentração de cada um desses grupos nas respectivas áreas do território estadunidense.  
  
3. (Uff 2012) 


A partir da análise do climograma,

a) identifique o tipo climático representado, descrevendo a sua dinâmica em função da atuação das massas de ar;
b) caracterize a vegetação nativa predominante associada à ocorrência do tipo de clima identificado.
  
4. (Pucrj 2012)  As mulheres, a imigração. Quase nada mudou...

Uma das tragédias que marcam o mundo do trabalho feminino em tempos modernos foi o incêndio ocorrido, em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na grande fábrica de blusas femininas Triangle Shirtwaist Factory. 80% dos trabalhadores da fábrica eram jovens mulheres e meninas de 15 a 18 anos, subcontratadas por empreiteiros terceirizados, ganhando centavos por peça produzida. A maior parte delas morreu. Cem anos após a tragédia, estudos revelam que 67% das empresas de vestuário de Los Angeles e 63% de Nova York não pagam o salário mínimo, nem respeitam o horário de trabalho de suas costureiras, em sua maioria, asiáticas e latino-americanas. Em São Paulo, há inúmeras confecções clandestinas, com imigrantes da Bolívia, Paraguai e Ásia trabalhando 14, 16 horas por dia, ganhando miséria por peça. Muitos dormem no lugar de trabalho, sem qualquer proteção da lei.

(Adaptado de Mauro Santayana, Coluna Documento, Jornal do Brasil, 14 de março de 2010, p. A14).

a) Explique uma característica dos grandes centros metropolitanos atuais que contribui para a atração de investimentos industriais do setor têxtil.
b) Identifique uma condição do gênero feminino que é levada em consideração pela atual legislação brasileira que rege o trabalho.
  
5. (Pucrj 2012)  Para onde vai o “lixo” no Brasil?

Destino final dado aos resíduos sólidos brasileiros, entre 1989 e 2007 (em %)



A gestão dos resíduos sólidos no Brasil é um desafio muito importante a ser enfrentado pelas atuais esferas do poder público. Com base nas porcentagens, por anos, de destinação dos resíduos sólidos pelos sistemas oficiais de coleta apresentados no gráfico, responda ao que se pede.

a) Identifique uma mudança na destinação dos resíduos sólidos no país, entre 1989 e 2007, e cite uma consequência decorrente dela.
b) Defina reciclagem e compostagem e indique uma causa do pouco crescimento desses tipos de destinação, no Brasil, no século XXI.
 


Gabarito:  


     Resposta da questão 1:

 A década de 1990 tem como contexto geopolítico o fim do cenário bipolar mundial, com a desagregação da ex-URSS e a dissolução do bloco socialista, construindo um novo cenário, o multipolar, assentado no neoliberalismo, formação dos blocos econômicos, emergência dos países periféricos e ampliação da produção e do comércio mundial, sustentados pela globalização. Esse contexto gera maior impacto em nível mundial em razão do aumento da exploração dos recursos naturais em forma de matéria prima e energia, do descarte dos produtos (obsolência programada e perceptiva), da mais-valia em alguns países do globo, construindo cenários insalubres para a população, da flexibilização de políticas ambientais.

A análise da figura indica a redução das áreas glaciais, efeito indicado como imediato, no processo de elevação da temperatura média da Terra (intensificação do efeito estufa).  Concebendo a intensificação do efeito estufa como resultado da emissão de gases como CO2, metano, óxido nitroso, as causas da aceleração desse processo são: o aumento da produção industrial, a morosidade e ineficiência dos acordos de controle em nível mundial, a ampliação do uso de combustíveis fósseis, o aumento das áreas de produção agropecuária.  

Resposta da questão 2:

 Área B – hispânicos.

Área C – negros.
Hispânicos: maioria nas áreas próximas à fronteira com o México, porta de entrada ilegal de migrantes latinos.
Negros: maioria nos estados do sul/sudeste, onde se localizavam as antigas áreas de plantation escravistas.

A área B caracteriza-se pela presença majoritária dos negros, fato oriundo do processo histórico do país que criou na porção meridional do território características da colonização de exploração, com a presença de plantations de algodão e intensa utilização da mão de obra escrava. A área C agrega maioria hispânica em razão da proximidade geográfica com México e países da América Central, países de origem da maioria dos imigrantes da região, atraídos pelas atividades fruticultoras e agrárias.  

Resposta da questão 3:

 a) Trata-se do clima tropical típico, quente - com média térmica acima de 18° C em todos os meses do ano -, alternadamente chuvoso (no verão) e seco (no inverno). É um clima semiúmido com 4 a 5 meses secos. A alternância sazonal dos índices de umidade deve-se, fundamentalmente, à atuação de massas de ar. A umidade dos meses de dezembro a março é provocada pela atuação da massa equatorial continental (mEc) e pelo avanço da massa tropical atlântica (mTa). No inverno, com o recuo da massa equatorial continental e o avanço das altas pressões subtropicais, a umidade diminui, podendo ocorrer, ainda, a penetração da frente polar, devido à atuação da massa polar atlântica (mPa).


b) A vegetação natural associada à ocorrência desse tipo climático é o cerrado, que varia desde uma formação de campo limpo, passando por uma zona de transição até uma formação florestal e pertence à classificação do bioma savana. Como características principais do cerrado, podem ser citadas:
- Formação vegetal herbácea e arbustiva com a presença de árvores pequenas de troncos e galhos retorcidos;
- As espécies apresentam pouca folhagem recobertas por camada espessa (cortiça), pois são bem adaptadas ao período da estiagem;
- Nos locais mais úmidos desenvolve-se o cerradão, mais denso, com árvores de porte expressivo;
- As raízes dos espécies tendem a ser profundas, devido à necessidade de busca de água no subsolo;
- Ambiente natural de grande biodiversidade, formando ecossistemas ricos em espécies vegetais e animais, variadas tais como: gabiroba, pau-santo, pequizeiro, indaiá, sucupira, gavião, seriema, carcará, tucano, lobo-guará, onça pintada, tamanduá, veado campeiro etc.  

Resposta da questão 4:

 a) Os grandes centros urbanos, como São Paulo e Los Angeles, são populosos e polos de atração migratória para imigrantes nacionais e estrangeiros, a maioria muito pobre e buscando oportunidades de trabalho. Portanto, estas cidades são, por vezes, os locais escolhidos pelas indústrias de confecções que precisam de numerosa mão de obra que submeta às condições adversas de trabalho, como baixos salários, ambiente insalubre e longas jornadas de trabalho.

b) As mulheres ganham salários mais baixos que os pagos aos homens no Brasil e muitas delas encaram a dupla jornada de trabalho (trabalho formal somado ao trabalho doméstico). O governo tem tomado medidas para coibir a desigualdade salarial. A legislação brasileira é diferenciada para as mulheres devido ao direito da licença maternidade.  

Resposta da questão 5:

 a) Uma das mudanças na destinação do lixo, entre 1989 e 2007, foi o aumento do porcentual de lixo destinado a aterros sanitários controlados em paralelo ao declínio do uso de lixões à céu aberto. A consequência é positiva para o meio ambiente, uma vez que, houve uma redução da contaminação do solo e dos recursos hídricos.


b) Entre 1989 e 2007, houve um aumento porcentual da reciclagem e da compostagem na destinação do lixo, embora seja de apenas 10% em 2007. A reciclagem é a reutilização de materiais como plásticos, vidros e papel pelas atividades econômicas, principalmente na indústria. A reciclagem envolve diversos atores sociais, o governo, as ONGs (Organizações Não Governamentais), as empresas e a participação dos cidadãos. A compostagem é a utilização do lixo orgânico na produção de adubos para a atividade agrícola e jardinagem.  

Link para questões de outras disciplinas:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.