Pular para o conteúdo principal

Síria, Iraque e Oriente Médio, dezessete questões recentes com gabarito comentado




Para não perder as novidades, iscreva-se no canal:

https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1






1.   Apesar de ter começado no inverno de 2010, a chamada Primavera Árabe – uma alusão à Primavera de Praga de 1968 – resultou de protestos por mudanças sociais e políticas no Oriente Médio e, sobretudo, no norte da África.

Assinale a alternativa que indica corretamente o período da estação de inverno no norte da África e um país dessa região convulsionado pela Primavera Árabe.
a) De 21 de dezembro a 20 de março; Síria.   
b) De 21 de junho a 20 de setembro; Líbia.   
c) De 21 de dezembro a 20 de março; Egito.   
d) De 21 de junho a 20 de setembro; Irã.   


Resposta:

[C]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
O solstício de inverno no hemisfério norte corresponde ao dia 21 de Dezembro. Assim, o período de inverno vai até o dia 20 de março. Os países atingidos pela Primavera Árabe (movimento por democracia contra regimes autoritários e corruptos) no norte da África foram a Tunísia, a Líbia e o Egito. No Egito, houve a queda do ditador Hosni Mubarak, a eleição do presidente Mohamed Morsi, porém houve a deposição de Morsi (ligado a Irmandade Muçulmana) por golpe militar em 2013.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
A chamada Primavera Árabe constitui-se de uma série de revoltas em países árabes contra regimes autoritários e em busca de direitos políticos e sociais. No Egito, o movimento ocorreu de forma mais intensa, a ponto de o então líder autoritário Mubarak ser deposto pelos revoltosos.



  
2.   24 de abril de 2015. Apesar do prenún­cio de chuva que ameaçava cair em Everan, capital da Armênia, país da Europa Orien­tal, centenas de milhares de pessoas com­pareceram à cerimônia realizada no Me­morial às Vítimas do Genocídio Armênio para reverenciar a lembrança de cerca de 1 milhão e quinhentos mil mortos em um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea.

(Revista Leituras da História)


O genocídio armênio, tratado no texto como um dos episódios mais tenebrosos da histó­ria contemporânea, ocorreu durante:
a) a Guerra da Crimeia;    
b) a Primeira Guerra Mundial;    
c) a Segunda Guerra Mundial;    
d) a Guerra do Afeganistão;    
e) a Guerra do Iraque.   


Resposta:

[B]

O genocídio ou holocausto armênio teve início em 1915 – durante a Primeira Guerra – e perdurou nos anos seguintes. A morte de cerca de 1,5 milhão de armênios foi promovida pelo governo Otamano através de massacres, alistamentos forçados no Exército, realização de trabalhos forçados e deportações para o deserto sírio.



  
3.   Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo político que consiste em impor o regime democrático e os direitos humanos pela força.
(Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.)


O quadro descrito pelo texto pode ser analisado
a) como herança das lutas anticoloniais exemplificada na organização em torno do Estado multiétnico, como ocorreu na África do Sul.   
b) como parte da nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria e o Afeganistão.   
c) como o estabelecimento de um princípio que desestabiliza as lógicas internas de organização, como ocorreu no Iraque e na ex-Iugoslávia.   
d) como herança da Guerra Fria e como utilização da lógica militar que inviabiliza a adoção da democracia em regiões como a Ucrânia.   


Resposta:

[B]

Após a queda da URSS, a Guerra Fria chegou ao fim, iniciando uma nova ordem mundial marcada pela liderança política, econômica e ideológica dos EUA no mundo.



  
4.   Os árabes e os iranianos usam o acrônimo “Daash” ou “Daesh” que em inglês é ISIS “Islamic State in Iraq and Syria”, cuja tradução para o português é ‘Estado Islâmico no Iraque e na Síria’, para identificar um grupo que ocupou parte do leste da Síria e do oeste do Iraque. Esse grupo tem avançado violentamente contra curdos, xiitas e outros grupos étnicos, além de promover ataques terroristas e divulgar, na mídia, cenas de execuções de jornalistas ocidentais. Sobre as razões da origem do Estado Islâmico, é correto afirmar que
a) tem como ponto de partida a invasão do Iraque pelos EUA e o consequente desmantelamento desse Estado.   
b) se originou nos campos de batalha do Afeganistão, com o financiamento do governo francês.   
c) foi criado pelo governo da Arábia Saudita, para manter os preços do petróleo favoráveis a este país.    
d) é um grupo criado como base de apoio do presidente sírio Bashar al-Assad.   


Resposta:

[A]

O Estado Islâmico surge a partir de dois episódios históricos: a invasão do Iraque pelos EUA e a Guerra Civil Síria.



  
5.   Desde 2011, a Síria tem sido palco de uma guerra civil entre o governo de Bashar al-Assad e vários grupos armados de oposição, com motivações ideológicas e políticas diversas.

Entre essas agrupações, uma das principais é o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), cuja meta é
a) a formação de repúblicas democráticas e seculares na Síria e no Iraque.   
b) a instauração de um califado mundial com autoridade sobre todos os muçulmanos.    
c) a unificação do Iraque e da Síria sob um regime socialista e laico.   
d) o auxílio às forças ocidentais no combate ao fundamentalismo islâmico, no Oriente Médio.   
e) o apoio militar e político à ocupação norte-americana do Iraque e da Síria.    


Resposta:

[B]

O Estado Islâmico do Iraque tem como uma de suas metas globais a consolidação da autoridade sobre todos os muçulmanos do mundo.



  
6.   Um ano depois de terem saído das fronteiras da Arábia, em 633, os árabes já ti­nham atravessado o deserto e derrotado o imperador bizantino Heráclio, nas margens do rio Yarmuk; em três anos tinham tomado Damasco; cinco anos mais, Jerusalém; pas­sados oito anos controlavam totalmente a Síria, a Palestina e o Egito. Em 20 anos, todo o Império Persa, até ao Oxus, tinha caído sob a espada árabe; em 30 era o Afeganis­tão e a maior parte do Punjab.

Jaime Nogueira Pinto. O Islão e o Ocidente: a grande discórdia.


A impressionante velocidade da expansão islâmica, tratada no texto, deve ser relacio­nada com:
a) a solidariedade entre os povos;   
b) jejum do Ramadã;   
c) Jihad e Guerra Santa;   
d) rituais da Ashura;   
e) peregrinação a Meca.   


Resposta:

[C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão remete a expansão dos árabes muçulmanos para o Oriente Médio, norte da África e Península Ibérica principalmente após a morte do profeta Maomé em 632 e durante a dinastia Omíadas, 660-750. Esta expansão estava ancorada no livro sagrado denominado Alcorão e na ideia de Jihad ou a Guerra Santa, um dos pilares da fé islâmica. Jihad significa esforço ou empenho para divulgar o islamismo. 



  
7.   Analise os seguintes excertos da obra do historiador Eric Hobsbawm:

“[...] preocupações internacionais específicas desse período, que foi dominado pela decisão tomada pelo governo dos Estados Unidos em 2001 de afirmar uma hegemonia unilateral sobre o mundo, condenando convenções internacionais até então aceitas, reservando-se o direito de fazer guerras de agressão ou outras operações militares sempre que o desejasse e levando-as à prática”;

“[...] a globalização da ‘guerra contra o terror’ desde Setembro de 2001 e a revitalização da intervenção armada estrangeira por parte de uma grande potência, denunciando formalmente em 2002 as (até agora) aceitas regras e convenções do conflito internacional, transformou a situação para pior”.


HOBSBAWM, Eric J. Globalização, democracia e terrorismo.
São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 13-14 e 124.


Em sua obra, que resulta de um conjunto de conferências e textos produzidos entre 2000 e 2006 o historiador Eric Hobsbawm apresenta uma questão relevante do início do século XXI que diz respeito
a) ao combate às milícias separatistas de regiões da ex-URSS que, dispondo de artefatos nucleares, tornam-se forças terroristas importantes.    
b) à repressão ao narcotráfico internacional que, desde 2001, tem realizado atos terroristas que desafiam os sistemas de vigilância e defesa dos EUA.   
c) à luta contra grupos terroristas formados por fundamentalistas islâmicos que elegeram os EUA como alvo, em função das posições antagônicas.   
d) à disputa com a Rússia pelo controle das reservas minerais localizadas no oriente médio,                                           sobretudo no Irã, Iraque e Síria.    


Resposta:

[C]

A obra de Hobsbawm versa sobre a Guerra ao Terror, iniciada no 11 de Setembro de 2001 e marcada, hoje em dia, pelo embate entre Ocidente e Estado Islâmico.



  
8.   No ano de 1945, bombas nucleares destruíram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, impressionando o mundo pelo seu poder de devastação.

Assinale a alternativa que corresponde, de forma correta e respectivamente, a guerra em questão e ao país que lançou as bombas.
a) Segunda Guerra Mundial e Estados Unidos.   
b) Guerra dos Cem Anos e Inglaterra.   
c) Guerra da Síria e Ira.   
d) Guerra Fria e União Soviética.   
e) Primeira Guerra Mundial e Franca.   


Resposta:

[A]

A questão faz referência à Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, e ao lançamento das bombas atômicas no Japão, Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945 pelo governo dos Estados Unidos, com um grande poder de destruição.



  
9.   Paris e Bruxelas recentemente foram alvos de ataques terroristas. Acerca desses dois ataques e do contexto geral do terrorismo pós 11 de setembro de 2001, é correto afirmar, exceto:
a) O Estado Islâmico, apesar dos constantes e contínuos ataques militares que vem recebendo, mantém ainda uma parcela substancial de território de dois países, Iraque e Síria, sob seu controle.   
b) Desde 11 de setembro de 2001 o terrorismo adquiriu uma importância fundamental na agenda de segurança dos EUA, de boa parte da Europa e de muitos outros países do mundo.   
c) Para os críticos das grandes potências, estas também realizam atos terroristas contra populações de outros países. Denominam isso de “terrorismo de Estado”.   
d) A origem do “Estado Islâmico”, organização que se responsabilizou pelos ataques a Paris e Bruxelas, ocorreu na Síria. Rússia e China ofereceram treinamento e armas aos militantes, buscando atingir as posturas dos estados europeus que integram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).   


Resposta:

[D]

Rússia e China não ofereceram armas e nem treinamentos aos militantes que compõem o Estado Islâmico. Apesar de não participarem de maneira ativa do combate aos terroristas do Estado Islâmico, Rússia e China não apoiam os atos praticados por esse grupo.



  
10.   A multidão de pessoas em busca de refúgio atinge diretamente a União Europeia acarretando uma crise de grandes proporções entre seus respectivos países. Estima-se que, apenas no ano de 2015, mais de um milhão de pessoas chegaram ao continente europeu via mar, em sua maioria, pela Grécia e Itália. Milhares de pessoas são obrigadas a abandonar seus países em decorrência de guerras, ascensão do Estado Islâmico e instabilidade política interna. Os três países de onde a maioria dessas pessoas provém são
a) Turquia, Irã e Egito.   
b) Afeganistão, Iraque e Síria.   
c) Líbia, Hungria e Polônia.   
d) Mali, Eritreia e Eslovênia.   


Resposta:

[B]

A maior parte dos imigrantes que, atualmente, tentam refúgio em países europeus em decorrência de conflitos ou terrorismos, provém do Afeganistão, do Iraque e da Síria.



  
11.   Em março de 2003, os Estados Unidos e a Inglaterra bombardearam intensamente a cidade de Bagdá, dando início à Guerra do Iraque, que derrubou o governo ditatorial de Saddam Hussein. A justificativa dada pelos EUA e pela Inglaterra para a Guerra do Iraque foi a de que o país:
a) Possuía armas de destruição em massa.   
b) Apoiava grupos terroristas de Israel.   
c) Desobedecia as orientações da Opep.   
d) Era a sede de poder dos talibãs.   
e) Descumpria os tratados de paz com a Síria.   


Resposta:

[A]

A questão remete ao ataque dos EUA e Inglaterra contra o Iraque governado por Saddam Hussein no ano de 2003. A justificativa para os bombardeios foi a suposta ideia de que o Iraque possuía armas de destruição em massa. Sabemos que o interesse era econômico: o interesse na exploração de petróleo.



  
12.   A notícia a seguir foi publicada em 26/02/2015:

O Estado Islâmico destruiu uma coleção de estátuas e esculturas inestimáveis no norte do Iraque que remontam à antiga era assíria, de acordo com um vídeo publicado na Internet.
O vídeo dos militantes islâmicos radicais mostrou homens atacando os artefatos, alguns deles identificados como antiguidades do século 7 a.C., com marretas ou furadeiras, dizendo se tratar de símbolos de idolatria.
[...]
Os artigos destruídos parecem ser de um museu de antiguidades na cidade de Mosul, no norte iraquiano, tomada pelo Estado Islâmico em junho passado, afirmou um ex-funcionário do museu à Reuters.
Os militantes derrubaram as estátuas de suas colunas, despedaçando-as no chão, e um homem usou uma furadeira elétrica em um touro alado.

Fonte: Isabel Coles e Saif Eldin Hamdan. Combatentes do Estado
Islâmico destroem antiguidades no norte do Iraque. Reuters Brasil. 26/02/2015.
Disponível em: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN0LU1PO20150226. Acesso em 31/3/2015


Sobre as antigas civilizações que se desenvolveram na região do atual Iraque, é correto afirmar:
a) As primeiras sociedades da Mesopotâmia desenvolveram-se a partir da expansão islâmica, cujos integrantes combateram intensamente as crenças politeístas.   
b) Em torno do século VII a.C., o Império Assírio, conhecido pela utilização de carros de guerra, incluiu em seus domínios a Palestina e o norte do Egito.   
c) As principais atividades econômicas desenvolvidas na Mesopotâmia entre os séculos IX e VII a.C. eram a pecuária e a comercialização de tecidos e pedras preciosas.   
d) Do ponto de vista político, o Império Assírio estava organizado em Cidades-Estado que implementaram a participação democrática de seus cidadãos.   
e) O surgimento do monoteísmo judaico na Mesopotâmia deixou marcas culturais profundas que contribuíram para a difusão da religião muçulmana com o Império Assírio.   


Resposta:

[B]

A questão remete à atualidade vinculada à Antiguidade Oriental. O atual Iraque foi a antiga Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates. Esta civilização antiga foi caracterizada pela existência de vários povos com características distintas. O texto remete ao Império Assírio, 1300-612 a.C, um povo guerreiro e cruel que usavam carros de guerra. Os assírios ficaram famosos pela crueldade com que tratavam os vencidos.



  
13.   Minha família viveu na Armênia Ocidental e fez parte das caravanas de deportados. Meu bisavô materno, antes de escapar para a Síria, presenciou o fuzilamento de três irmãos e do pai. Sua mãe cometeu suicídio. Eles começaram a chegar na América do Sul em 1923. Nós perdemos tudo e tivemos de recomeçar do zero.

Depoimento de Gabis Bogiatzian, 23 anos, nascido em São Paulo. Disponível em: Acesso em: 15 abr. 2015.


O depoimento citado descreve uma das maiores atrocidades do século XX: o genocídio armênio, que matou cerca de 1,5 milhões de pessoas. Esse genocídio foi perpetrado pelos 
a) integrantes do movimento Jovens Turcos que pretendia fazer uma limpeza étnica.    
b) integrantes do próprio governo armênio contra a minoria cristã.    
c) alemães, pela Armênia ter se aliado à Tríplice Entente na 1ª Guerra Mundial.    
d) russos, em um dos expurgos stalinistas contra minorias étnicas.    


Resposta:

[A]

A questão remete ao genocídio da Armênia praticado pelo movimento dos Jovens Turcos entre 1915-1923. Ocorreu uma limpeza étnica com mais de 1 milhão de armênios mortos, comparada a política nazista contra os judeus no holocausto. Até hoje o governo turco nega o genocídio que completou 100 anos em 2015.



  
14.   A Guerra Civil da Síria trouxe novas discussões na comunidade internacional: utilização de armas químicas, direitos humanos, intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) no conflito. O islamismo também está em evidência em relação as suas duas principais correntes: os Sunitas e os Xiitas.
Acerca dos Sunitas e Xiitas e da própria Síria é correto afirmar, exceto:
a) As divergências entre sunitas e xiitas remontam as disputas pela hegemonia do islamismo após a morte do profeta Maomé.   
b) O Irã, de maioria Xiita, defende o governo Sírio, sendo contrário a uma intervenção armada na região.   
c) A Arábia Saudita, país de maioria Xiita, apoia incondicionalmente o governo de Bashar al-Assad.   
d) Em escala mundial, os sunitas são a facção islâmica mais numerosa.    


Resposta:

[C]

O governo da Arábia Saudita constitui-se como, provavelmente, um dos maiores fornecedores de armamentos e dinheiro para os rebeldes que formam os exércitos de oposição ao governo de Bashar al-Assad.



  
15.   Primavera Árabe: assim é chamada a onda revolucionária que, desde dezembro de 2010, tem varrido diversos países do Norte da África e do Oriente Médio, e provocado mudanças por meio de resistência civil, greves, manifestações, comícios e até guerra civil. Esse processo corresponde
a) a substituição de antigos governos, como o de Hosni Mubarak, no Egito, e a luta pela deposição de outros, como o de Bashar al-Assad, na Síria.   
b) a manutenção das tradicionais alianças entre as elites Árabes e os governos dos EUA e de Israel que as apoiam na luta contra o terrorismo.   
c) ao retorno de condições mais danosas aos trabalhadores de países, como Oma e Barein.   
d) ao retorno de governos autoritários fortes, como o governo de Muamar Kadafi, na Líbia, e o de Ben Ali, na Tunísia.   


Resposta:

[A]

A Primavera Árabe foi uma série de movimentos de cunho social articulados por fatores demográficos estruturais, condições de vida duras promovidas pelo desemprego e regimes corruptos e autoritários. O Egito e a Síria foram dois dos lugares atingidos pela “onda”.



  
16.   Desde janeiro de 2011, a Síria se encontra em uma guerra civil que adquiriu dimensões que preocupam a comunidade internacional. Enquanto a oposição almeja destituir o presidente Bashar al-Assad e inaugurar um regime democrático, o governo sírio responde aos protestos, que considera como ação terrorista para desestabilizar o regime. A respeito desse conflito interno, é correto afirmar que
a) o conflito interno sírio é decorrente das disputas religiosas e divergências a respeito da prática islâmica no mundo árabe.   
b) foi somente em agosto de 2013 que os protestos liderados pela oposição síria assumiram a dimensão de revolta armada.   
c) os meios de comunicação e a imprensa do país atuam sem restrição à liberdade de expressão, apesar do conflito e da revolta armada.   
d) o uso de armas químicas em Damasco causou milhares de mortes. Esse ato foi condenado internacionalmente.   
e) a guerra civil síria reaproximou os presidentes Obama, dos EUA, e Putin, da Rússia, confirmando o interesse político mútuo nessa região.   


Resposta:

[D]

De fato, o uso de armas químicas na Síria foi confirmado pela ONU, manchando o conflito que começou em busca de democracia e causado a morte de cerca de 1600 pessoas. A barbárie fez com que a ONU exigisse a destruição do armamento químico da Síria.



  
17.   Mais de seis meses após seu início, a “Primavera Árabe”, onda de levantes populares que começou na Tunísia e se espalhou por vários países da região, se encontra em um impasse de violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto a mudanças.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110803_primavera_arabe_impasses_tariq_rw.shtml

Sobre a situação atual de países que participaram da chamada “Primavera Árabe”, considere as seguintes afirmações:

I. Na Líbia, após a queda do regime de Muamar Khadafi foram realizadas as primeiras eleições livres.
II. Na Síria, o presidente Bashar Al-Assad renunciou após um curto período de resistência.
III. Na Tunísia, aliados históricos do ex-presidente Zine al-Abidine Ben Ali controlam o governo provisório.

Está correto apenas o que se afirma em
a) I.   
b) I e II.   
c) II e III.   
d) II.   
e) nenhuma das afirmações está correta.   


Resposta:

[E]

A Tunísia foi o primeiro país a registrar importantes mudanças e os grupos de oposição passaram a governar o país. Na Líbia, após a queda de Khadafi, formou-se um governo provisório para reorganizar o país. Na Síria – até o momento em que esta foi questão foi elaborada – Assad se mantinha no poder.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca