Pular para o conteúdo principal

Enem 2017 humanas - questões comentadas e Direitos fundamentais





Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw?sub_confirmation=1




1. (Enem 2017)  Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.
HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.


O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação
a) tropófila e clima tropical.   
b) xerófila e clima semiárido.   
c) hidrófila e clima equatorial.   
d) aciculifoliada e clima subtropical.   
e) semidecídua e clima tropical úmido.   


Resposta:

[A]

A alternativa [A] está correta porque a descrição da paisagem resume as características do cerrado associado ao clima tropical semiúmido com verões e invernos quentes e chuvas concentradas no verão condicionando, dessa forma, a tropofilia da vegetação que se adapta à intermitência da pluviosidade. As alternativas incorretas são: [B], porque clima semiárido e vegetação xerófila são características da caatinga; [C], porque clima equatorial e vegetação hidrófila são características da floresta Amazônica; [D], porque clima subtropical e vegetação aciculifoliada são características da Mata de Araucária; [E], porque clima tropical úmido e vegetação semidecídua são características da Mata Atlântica.



  
2. (Enem 2017)  O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada).


A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de
a) descapitalização do setor primário.   
b) ampliação da economia informal.   
c) tributação da área residencial citadina.   
d) desconcentração da atividade industrial.   
e) saturação da empregabilidade no setor terciário.   


Resposta:

[D]

A alternativa [D] está correta porque a mobilidade mencionada caracteriza o processo de desmetropolização, resultado dentre outros fatores da desconcentração industrial a partir da década de 1990. As alternativas incorretas são: [A], porque não ocorreu descapitalização do setor primário suas atividades; [B], porque a mobilidade se dá por empregos formais; [C], porque os tributos municipais não são causa de migrações; [E], porque o setor terciário é o que oferece maior empregabilidade na economia.



  
3. (Enem 2017)  A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.

CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.


A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
a) expansão vertical.   
b) polarização nacional.   
c) emancipação municipal.   
d) segregação socioespacial.   
e) desregulamentação comercial.   


Resposta:

[D]

A alternativa [D] está correta porque o processo de metropolização e a urbanização desordenada geram espaços segmentados nos aglomerados urbanos, empurrando a população de menor renda para uma periferia com infraestrutura ausente ou insuficiente reproduzindo a pobreza e criando a configuração de segregação socioespacial, a exemplo do espaço urbano do Entorno do Distrito Federal. As alternativas incorretas são: [A], porque expansão vertical refere-se à ocupação do espaço por meio de edifícios, o que não corresponde ao texto; [B], porque polarização nacional é a influência exercida pela cidade em nível nacional, o que não está referenciado no texto; [C], porque emancipação municipal é o processo de autonomia de um distrito em relação ao município a que estava atrelado, conceito que não corresponde ao texto; [E], porque desregulamentação comercial é a supressão de regras ou leis permitindo maior liberalização da atividade, definição que não é mencionada no texto.



  
4. (Enem 2017)  A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.
RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org. ). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).


Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a
a) saturação do setor secundário.   
b) ampliação dos direitos laborais.   
c) bipolarização do poder geopolítico.   
d) consolidação do domínio tecnológico.   
e) primarização das exportações globais.   


Resposta:

[D]

A alternativa [D] está correta porque a redução da produção industrial em valores absolutos, (fenômeno denominado desindustrialização) dos países desenvolvidos se dá pela terceirização da produção ou transferência das unidades fabris para países que oferecem vantagens mais competitivas, contudo, o espaço da produção industrial é substituído pelos centros tecnológicos criando uma nova divisão internacional do trabalho, onde a economia é controlada pelo Norte por meio do domínio tecnológico. As alternativas incorretas são: [A], porque não ocorre a saturação da produção industrial, mas sua terceirização; [B], porque a desindustrialização resulta em menor empregabilidade e consequentemente redução dos direitos laborais; [C], porque o texto não faz referencia ao sistema de poder da geopolítica; [E], porque a desindustrialização nos países subdesenvolvidos resulta na reprimarização da balança comercial, porém, nos desenvolvidos configura a ascensão do setor quaternário.



  
5. (Enem 2017)  A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.


A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a
a) sedes de empresas petroquímicas.   
b) zonas de importação de derivados.   
c) polos de desenvolvimento tecnológico.   
d) áreas de aglomerações de mão de obra.   
e) espaços com infraestrutura de circulação.   


Resposta:

[E]

A alternativa [E] está correta porque para atender ao mercado nacional cujo espaço é quase continental, é necessário que se tenha infraestrutura para circular os derivados da refinaria entre a área de produção e a área de consumo. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque é importante que haja acesso entre os mercados produtores e consumidores, não à gestão da empresa ou somente à área de importação; [C] e [D], porque os polos tecnológicos e a mão de obra não se constituem como fator para a circulação dos derivados do petróleo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.