Pular para o conteúdo principal

Teatro, Cinema, História e Vestibular - questões comentadas





Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino:

https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1

1.   Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada "Calabar", pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632.

- Calabar traiu o Brasil que ainda não existia?  Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a elite branca?

Os textos referem-se também a esta personagem.

Texto I:

"... dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos"
            Visconde de Porto Seguro, in: SOUZA JÚNIOR, A. Do Recôncavo aos Guararapes. Rio de Janeiro: Bibliex, 1949.

Texto II

"Sertanista experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em consequência de vários crimes praticados..." (os crimes referidos são o de contrabando e roubo).

            CALMON P. História do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959.

Pode-se afirmar que:
a) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões.   
b) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.   
c) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de Calabar, e a peça demostra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.   
d) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.   
e) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar, enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.   
  
2.   A afirmação cultural do Brasil é importante para a construção da sua sociedade e uma maior liberdade de expressão. No século XX, vários artistas se destacaram nas suas produções, inclusive ganhando projeção internacional. Em relação ao cinema, julgue como  (C) ou (E) as afirmativas abaixo.
(     )  Gláuber Rocha apresentou ideias e dirigiu filmes marcantes politicamente, sendo polêmico nas suas obras mais conhecidas.  
(     )  Walter Salles tem conseguido lugar significativo nas produções internacionais, com filmes, como Central do Brasil.  
(     )  Nélson Pereira dos Santos ganhou prêmios com a direção de São Bernardo, fazendo parte de uma geração de cineastas mais tradicionais.  
(     )  Anselmo Duarte recebeu o prêmio de Festival de Cannes com O Pagador de Promessas, filme que analisa a religiosidade do povo brasileiro.  
(     )  Fernando Meireles firmou-se como diretor, sendo contemplado com homenagens, no Festival de Veneza, por seus filmes românticos.  
  
3.   "O ano de 1967 surpreendeu a todos com o sucesso nacional de uma peça de teatro. A intenção do autor não era menos de esquerda que a do Teatro de Arena. Mas os seus textos, não mais do que duas ou três personagens, atribuíam ao social apenas a função de pano de fundo, concentrando-se nos conflitos interindividuais, forçosamente psicológicos. Além disso, a estranha humanidade que habitava seus dramas, composta de prostitutas de terceira categoria, desocupados, cáftens, garçons homossexuais, não constituía propriamente o povo ou o proletariado, nas formas dramáticas imaginadas até então." (Décio de Almeida Prado - Teatro: 1930-1980 (ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO), in HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA III - O BRASIL REPUBLICANO - ECONOMIA E  SOCIEDADE - 1930-1964. Texto adaptado).

Identifique, a partir dos subsídios do texto, o autor e respectiva peça teatral:
a) Nelson Rodrigues - BONITINHA MAS ORDINÁRIA.   
b) Dias Gomes - O PAGADOR DE PROMESSAS.   
c) Plínio Marcos - NAVALHA NA CARNE.   
d) Gianfrancesco Guarnieri - ELES NÃO USAM BLACK-TIE.   

e) Glauber Rocha - TERRA EM TRANSE.   




Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [E]

A questão refere-se ao episódio famoso no contexto da invasão holandesa em Pernambuco e pode ser resolvida a partir de uma leitura atenta do texto e das alternativas propostas. Tanto a peça como o texto II questionam a suposta condição de traidor atribuída à Calabar e o texto I reafirma essa suposta traição.  

Resposta da questão 2:
 V – V – F – V – F

Nelson Pereira dos Santos faz parte da geração de cineastas inovadores, do “cinema novo” e seu principal filme foi O pagador de promessas. Fernando Meirelles é um cineasta contemporâneo, que alcançou sucesso na década inicial do século XX com o filme Cidade de Deus.  

Resposta da questão 3:
 [C]  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca